TV 3D chega ao Brasil ainda em fase de deselvolvimento

Após a Sony ter anunciado no fim do ano passado que iria transmitir a copa da África do Sul em sistemas 3D em vários lugares do mundo, inclusive no Rio de Janeiro, iniciou-se uma corrida de desenvolvimento de sistemas de gravação e exibição de imagens 3D, antes só vista em algumas salas de cinema.

Agora a tecnologia de exibição de imagens 3D chega ao Brasil, ainda em desenvolvimento, e promete ser o novo sonhon de consumo de muita gente.

O sistema consiste em uma tela de LCD ou plasma com uma camada de microprismas que imitam o olhar direcionando a luz de forma diferente para cada olho, dando dois ângulos um pouco diferentes da mesma imagem, fazendo com que seu cérebro crie uma idéia de profundidade na imagem.

O que antes era só para o cinema, com vários filmes em 3D, agora se estende a televisores, e a gravação de conteúdo televisivo nessa tecnologia já dá seus primeiros passos.

Como ainda as emissoras de televisão no Brasil ainda estão iniciando os testes, assistir tv com esses aparelhos exibirá uma imagem normal, plana, já que o aparelho não cria a perspectiva, que é feita na hora da gravação. Mas os fabricantes apostam no crescimento da tecnologia Blu-Ray, que já trás vários filmes em 3D.

Para visualizar essas imagens, ainda é necessário o uso de óculos especiais para 3D, mas futuramente não será necessário. Os óculos geralmente são vendidos separadamente.

Para quem deseja experimentar esse novo recurso tecnológico, terá que desembolsar uma boa quantidade de dinheiro: a LG, a primeira fabricante do produto a disponibilizar no Brasil, ainda não divulgou os preços, mas estimativas apontam para um custo por volta de 10mil reais.

A próxima da lista deve ser a Samsung, que promete o lançamento de aparelhos 3D até o final de abril ou maio. A Panasonic começará a vender até dezembro. Já a Philips e Sony ainda não têm previsão.

Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário