O novo sistema de busca do Google: Caffeine

Há algum tempo atrás, a Google havia informado que estava trabalhando em um novo motor de busca, com um maior desempenho, capaz de buscar qualquer conteúdo na Web, inclusive postagens em tempo real. Agora foi anunciada a sua finalização.

Segundo a Google, o Caffeine oferece resultados de busca 70% mais atualizados para pesquisas na Web. É o maior acervo Web reunido em um sistema de busca.

Sistemas de busca funcionam basicamente com um "motor" que fica vasculhando a Web, e inserindo o que encontra em um índice que fica armazenado no servidor. Quando se faz alguma busca, não é na Web que a busca é feita, mas sim neste índice.

Com o sistema atual, o índice do Google é dividido em camadas, algumas atualizadas mais frequentemente que outras. Para atualizar cada camada, toda Web é analizada, gerando um atraso bastante significativo entre quando a página é encontrada e quando ela fica disponível na busca.

Com o Caffeine, a análise da Web é dividida em partes pequenas, e atualizamos nosso índice de pesquisa continuamente e no mundo todo. Quando novas páginas são encontradas, ou novas informações em páginas existentes, são adicionadas diretamente ao índice. Isso significa que você pode encontrar informações mais atualizadas do que nunca, independente de quando ou onde foram publicadas.

"Nós desenvolvemos o Caffeine com o futuro em mente. Não é apenas um sistema atualizado, é uma base robusta que nos permitirá desenvolver um mecanismo de pesquisa ainda mais rápido e completo, capaz de acompanhar o crescimento das informações on-line e de entregar resultados ainda mais relevantes para suas pesquisas." disse Carrie Grimes, engenheiro de software do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário