Sony planeja Blu-ray de 1 TB

"640 KB serão sempre suficientes." Esta memorável frase atribuida a Bill Gates, é uma das mais lembradas no meio informático, quando o assunto é espaço de armazenamento. Com a evolução dos sistemas computacionais, o espaço ocupado pelos dados cresceu imensamente, juntamente com a quantidade de informações novas que surgem ou são transferidas todos os dias. Com isso a questão do espaço vem sempre à tona. Onde colocar toda essa informação?

É constatado que a quantidade de informações aumenta mais rapidamente que o espaço para armazená-las. Então como resolver esse problema?

Os pesquisadores da Sony preparam o próximo passo para a maior capacidade dos discos: juntamente com os pesquisadores da universidade de Tohoku, no Japão, estão desenvolvendo um tipo de laser azul-violeta capaz de criar discos Blu-ray de 1TB.

O poderoso laser tem comprimento de onda de 405 nanômetros (o mesmo do Blu-ray atual) e pode gerar pulsos ópticos com duração de apenas um picosegundo (o equivalente a billonésima parte de um segundo). Além disso, o novo laser não requer uma grande fonte de luz, como é exigida com a tecnologia similar.

A Sony diz que já vem testando a nova mídia, e vai continuar a desenvolve-la para criar a próxima geração de dispositivos ópticos de armazenamento.

O Blu-ray atual conta com 25 GB de armazenamento em discos de camada única e 50 GB nos de camada dupla. Vale lembrar também que a Sharp e a TDK recentemente lançaram o BDXL, com 128 GB, usando 4 camadas comuns, ao invés de maior densidade de armazenamento nas camadas existentes.

Fonte: Planet Tech

Nenhum comentário:

Postar um comentário