Klayton Indica: 5 Centimeters Per Second

Seguindo a ideia da minha amiga +Lara B. que posta no blog dela uma série de indicações de coisas legais com o título Indica Pra Mim, escreverei hoje um Klayton Indica.

Pra começar bem, decidi mostrar pra vocês um dos melhores filmes de animação que já assisti: 5 Centimeters Per Second.



O filme foi lançado no dia 22 de janeiro de 2007 exclusivo para o serviço de streaming de video Yahoo! Japan apenas para assinantes Premium, e no dia 3 de março teve a sua première no Cinema Rise em Shibuya, Tóquio.

5 Centimeters Per Second ganhou o Asia Pacific Screen Award para Melhor Filme de Animação. Assista o trailer:



Toda a trilha sonora foi escrita pelo compositor Tenmon, que também compôs a trilha sonora dos filmes Hoshi o Ou Kodomo (Children Who Chase Lost Voices), e Eden*

Para melhor ambientação da leitura, recomendo ouvir a trilha sonora enquanto lê:


Detalhes técnicos:

Tïtulo original em japonês: 秒速5センチメートル (Byōsoku Go Senchimētoru)
Título em inglês: 5 Centimeters Per SecondData de lançamento: 3 de março de 2007 (Japão)
Direção: Makoto Shinkai
Duração: 65 minutos
Música composta por: Tenmon
Autor: Makoto Shinkai
Elenco: Satomi Hanamura, Suguru Inoue, Risa Mizuno

Sinopse:

5 Centimeters Per Second é uma sequência de histórias sobre a distância.O filme é dividido em 3 partes: "Flor de Cerejeira", "Cosmonauta" e "5 Centímetros Por Segundo"

1. Flor De Cerejeira
Takaki Tohno acabou de se mudar com a família, e foi matriculado numa escola primária local. Nesta escola ele conhece Akari Shinohara, uma menina da mesma turma, com interesses similares que também havia acabado de ser transferida. Sempre sendo diferentes dos demais, preferiam a biblioteca ao playground. Por conta de passarem muito tempo juntos e por serem diferentes, as outras crianças costumavam zombar um pouco dos dois.
Após a formatura da escola primária, Akari precisa se mudar para Tochigi, por conta do trabalho dos pais e passa a se comunicar por cartas com Takaki. Um certo dia, com muito esforço ele decide pegar um longo caminho de trem para ir visitá-la, nem imaginando o tanto de dificuldades que seria chegar até ela.

2. Cosmonauta
Takaki agora está no terceiro ano da escola secundária (ensino médio, no Brasil), na cidade de Tanegashima, onde fica o Tanegashima Space Center.
Kanae Sumida, colega de classe de Takaki, se apaixona por ele, mas sente dificuldades de declarar seu amor por ele, compartilhando o segredo apenas com algumas amigas. Ela sempre espera em algum lugar para tentar sair da escola ao mesmo tempo que ele para passarem algum tempo juntos, e ela vê um lado muito gentil no Takaki, o que a faz ficar mais apaixonada ainda por ele. Mas ela nota que o olhar dele está sempre perdido no horizonte, procurando por algo que vai além do que ela poderia oferecer de si a ele.

3. 5 Centímetros Por Segundo
Takaki agora é um programador e trabalha em Tóquio. Em seu coração ainda procura por Akari. Ela em breve irá se casar com outro homem. Kanae não é citada nesta parte do filme. Ele então nota que por tanto tempo esperou que perdeu tudo o que era bonito em si.
Um dia, ao cruzar uma linha de trem onde 13 anos atrás ele e Akari haviam ido observar flores de cerejeira caindo, ele passa por alguém que ele conhece muito bem. Akari também o reconhece e então um trem passa entre os dois. Takaki espera para ver se realmente era Akari que havia passado por ele, mas quando o trem passa, ela não está mais lá. Então, com um leve sorriso no rosto, ele se vira e prossegue em seu caminho.

5 Centimeters Per Second também tem uma adaptação em mangá, e foi feita uma light novel para dar continuidade à história em 16 de novembro de 2007 no Japão.

O filme tem um significado muito especial para mim por vários motivos. A história é muito emocionante, o que por si só já faz querer assistir novamente e conhecer mais sobre os personagens. Lembranças e outras questões pessoais também incrementam a minha ligação a este filme, o que faz sempre bem ao meu coração assisti-lo.

Quem quiser assistir o filme, está disponível no Youtube em baixa qualidade, e em diversos outros sites que por questões de direito autoral não posso linkar.

Link para o filme no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Ga5iq8X18t0

Bem. Esse foi o primeiro post do Klayton Indica, uma nova seção do blog onde darei dicas de filmes, músicas e outras coisas legais que eu encontrar por aí.

Este artigo contém informações encontradas na Wikipedia e Google Knowledge Graph1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário