Dica de brother: Buffer, IFTTT e um macete pra agendamento de posts

Durante muito tempo procurei uma forma de agendar posts aleatórios em redes sociais divulgando as postagens anteriores para melhorar a divulgação do blog.

Buffer e IFTTT é puro amor para o blog!

Mas o Blogger em si não dispõe de um bom serviço para executar essa tarefa. O Wordpress possui o plugin Tweet Old Posts, que faz exatamente este serviço. Procurei bastante encontrar alguma forma de fazer o mesmo, algum site, serviço, código, mas não consegui encontrar nada semelhante para o Blogger.


Aí eu percebi que dava pra fazer algo parecido com uma gambiarra pequena mas muito eficiente: usar a associação entre dois serviços que juntos fariam algo semelhante, no caso o Buffer e o IFTTT.

O Buffer é um serviço de agendamento de posts que distribui os posts agendados por várias redes sociais. Inclui o Twitter, LinkedIn, Facebook, páginas do Google Plus, e App.Net (que não conheço muito bem).

É bem simples agendar posts no Buffer: logo no topo há um campo com o texto "What do you want to share?" Ao clicar nele, aparece uma caixa de texto para a postagem, o botão "buffer"e as redes sociais onde você pretende postar. Pronto. Ele vai liberar o post num dos horários selecionados.

Já o IFTTT, ou If This Then That é um serviço de automação de atividades bem simples e direto. Como o próprio nome diz, ele avalia uma condição. Caso ela aconteça, a ação programada é executada.

O conjunto de condições e as ações a elas associadas são chamadas de recipes (receitas, em inglês). E criar uma recipe é bem simples: selecione o canal em que ele deve observar se a condição (tem bastantes canais!) especifique a condição em que você quer que a ação ocorra, e configure a ação.

Pra que você entenda melhor, vamos ao que interessa: configurar o IFTTT junto com o Buffer pra lançar posts aleatórios do blogger no Twitter.

Pré-requisitos: tenha uma conta nos dois serviços. É simples e bem rápido de fazer.
Passo 1: Configure os horários em que você quer que os posts sejam liberados pelo Buffer.
Passo 2: No IFTTT, clique em Create para criar uma nova receita. Em seguida clique no "This".
Passo 3: Na tela de seleção do trigger channel, selecione o Twitter. Caso não esteja disponível, Vá em Channels e siga os passos de ativação do canal do Twitter.
Passo 4: Clique no trigger "New tweet by you with hashtag"
Passo 5: Digite a hashtag especial que você pretende usar para os tweets que serão usados para marcar quais posts são do seu blog. Não esqueça de iniciar com #. Clique em "Create Trigger"
Passo 6: Clique no "That" e selecione o Buffer na tela de seleção do Action Channel.
Passo 7: Clique em "Add to Buffer"
Passo 8: Haverá um campo com o nome "Text" já configurado. Isso significa que o texto do tweet que ativou a receita será enviado ao Buffer. Clique em "Create Action".

Pronto. Agora tudo que você precisa fazer é escrever alguns tweets diretamente no Twitter ou no Buffer utilizando a hashtag que você configurou no IFTTT e o tweet será adicionado ao Buffer imediatamente e será liberado nos horários configurados de forma semi-aleatória.

Resultado da minha configuração da receita no IFTTT

Como os tweets que o Buffer postará conterá a hashtag programada no IFTTT, isso vai ativar a recipe, que reagendará o mesmo tweet para quando todos os outros forem postados, realimentando sempre o feed.

Recomendo não usar nenhuma forma de redução de links no Buffer. Isso pode causar um problema de excesso de redirecionamentos. Vá por mim, isso caga tudo.

Claro que como toda gambiarra isso pode falhar às vezes. Funcionou perfeitamente durante um bom tempo comigo, mas ultimamente os posts não retornam ao Buffer por algum problema que estou procurando saber o que é. Quando souber, atualizo o post e aviso pelas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário