Klayton Indica: Ghost In The Shell (o filme)

Entre os anos de 2005 e 2006 vivi uma série de mudanças na minha vida que me levaram a o que sou hoje. Uma das coisas influenciaram no meu modo de pensar foram os animes. O primeiro deles que assisti foi o Ghost In The Shell - Stand Alone Complex. A história em si me marcou bastante. Mas o que eu não sabia era que esse anime era meio que uma sequência de um filme tão impressionante, e é deste filme que vamos falar.

Vamos à ficha técnica:


Ficha técnica

Data de lançamento: 29 de março de 1996 (Estados Unidos)
Direção: Mamoru Oshii
Música composta por: Kenji Kawai
Continuação: Inosensu: Kôkaku kidôtai
Autor: Masamune Shirow

No Brasil, ficou conhecido como Ghost In The Shell - O Fantasma Do Futuro (o que qualquer pessoa que tenha parado pra assistir mesmo que rapidamente percebe que não condiz com o filme em si).

Sinopse

Ghost In The Shell conta a história da Seção 9, uma divisão secreta paramilitar japonesa, especializada em crimes virtuais e hackeamentos de cybercérebro. O filme se passa em Tókio, no ano de 2036, quando uma série de crimes envolvendo cyborgues. Esses crimes sempre apontam para alguém chamado apenas de Mestre Das Marionetes.

Os ataques tem sempre uma característica em comum: as pessoas que os cometem tem sempre suas memórias alteradas para acreditarem que o que estão fazendo é por uma boa causa ou ao menos uma causa "aceitável". A identidade do Mestre Das Marionetes é um dos grandes mistérios neste filme.

O interessante deste filme é como ele trata questões futuristas que podem acontecer com o avanço tecnológico no ponto onde humanos e máquinas são tão ligados que é algo comum pessoas substituírem partes de seus corpos por próteses robóticas cyberorgânicas. O fato de humanos se tornarem "hackeáveis" é algo muito visível e bastante utilizado no decorrer do filme.

Trailer



Esse anime me faz pensar as implicações do avanço desenfreado da tecnologia e o aparentemente inevitável futuro onde as corporações (oi Google?) comandarão o mundo e terão tanto ou mais poder até mesmo que governos.

É uma boa história e vale a pena ser acompanhada. Se você já assistiu, ainda vai assistir ou tem alguma opinião sobre o que pensa de um futuro assim, escreve aí nos comentários!

Em breve, mais posts sobre toda a série de filmes e o anime.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário